segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Plataforma Viver e a cruel matança do porco





A "matança" do porco que ocorre na Madeira a partir de 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, é "um ato brutal culturalmente inaceitável" diz a Plataforma Viver - Cidadãos pelo Tratamento Ético dos Animais da Madeira e Porto Santo (PV).


"A Plataforma Viver não aceita que um animal tão inteligente e sensitivo como é o porco seja abatido de uma forma tão brutal, a sangue frio e em público", declara à agência Lusa o dirigente da PV, Miguel Santos.

Tido como um dos primeiros momentos do Natal madeirense, a "função" do porco, a "matação" ou "matança" começa quando o animal é, pela alvorada, compulsivamente retirado do "chiqueiro" e arrastado, por entre os seus estridentes grunhidos de pânico, para o local onde o "marchante", desferindo um frio golpe na jugular do suíno com a "faca da matança", retira a vida a um dos animais domesticados mais inteligentes perante a euforia de um público muitas vezes já "encharcado" de álcool.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3458724


http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=673034

http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/409437-plataforma-viver-avanca-em-dezembro-com-campanha-contra-a-tradicional-mat

Sem comentários:

Enviar um comentário