quarta-feira, 27 de julho de 2011

À procura de nós


Só ontem, vi dois cães abandonados … Vi duas vezes o mesmo old english sheepdog a correr pela estrada fora, com a pressa doida de quem ainda acredita que vai alcançar o carro dos donos que o deixaram ali num ermo … De manhã, apareceu na esplanada onde eu vou um velho sharpei de expressão esperançosa … Estudava a cara de toda a gente, como se quisesse ter a certeza de não se enganar na identificação dos donos, caso ali estivessem a esconder-se dele … Já não confiava que o reconhecessem …

Ele estava irreconhecível, de certeza, fora a coleira de onde tinham arrancado a morada. É injusto, mas são os cães que eram mais giros quando eram pequenos que metem mais dó … É o contraste entre a festa que lhe faziam quando eram cachorrinhos e a indiferença com que os abandonam quando se tornam cães.

É incompreensível que, numa época em que cada vez mais actividades humanas são proibidas, continuem impunes os abandonadores de animais. Talvez pudessem passar umas férias num canil da câmara … Como pode ser mais grave e mais castigado deitar um saco de lixo para a rua do que um animal dito de estimação?

A maneira como tratamos e protegemos os bichos selvagens tem vindo a melhorar. Não será altura de começar a tratar melhor os bichos - como os cães e os gatos - que gostam de nós e que ainda pensam que gostamos deles?

Crónica de Miguel Esteves Cardoso

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Campanha "Não abandone animais nos Zoos"



Frequentemente animais domésticos são abandonados às portas dos zoos pois os humanos pensam que ali serão bem tratados. Infelizmente é o pior que lhes poderão fazer pois os zoos não permitem que estes animais fiquem lá e são colocadas armadilhas para os capturar. Imediatamente é chamado o canil municipal e estes pobres animais são levados para abater.

Alguns zoos preferem as pragas de ratos  a gatos pois pensam que estes últimos podem transmitir doenças aos outros animais! Como isto é possivel num local com tantos veterinários! Os gatos têm doenças muito próprias e apenas transmissiveis entre eles.

Por experiência própria debato-me com esta triste realidade pois sendo presidente de uma associação de apoio a animais pedi num zoo que me chamassem para resgatar os gatos que lá capturassem mas continuam a chamar o canil porque este vai lá diáriamente e eles não querem sequer que os gatos lá pernoitem, nem enjaulados!

Maria Irene Reis
Associação Saquetas de Rua

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cachorrinhas



Encontradas abandonadas na rua em Espinho. Só têm abrigo até ao fim do mês de Julho porque os Pais de quem as recolheu voltam de férias e não as querem em casa.

Comer animais



Viajando para os recantos mais escuros dos nossos hábitos alimentares, Foer levanta a questão silenciosa que está por detrás de cada peixe que comemos, de cada frango que fritamos e de cada hamburguer que grelhamos.

http://blogcomeranimais.blogspot.com/
http://www.anda.jor.br/2009/11/21/comer-animais-livro-descreve-industria-de-criacao-e-abate-de-animais/
http://comidavegetarianaviva.blogspot.com/2011/02/livro-comer-animais.html

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Gata Margarida



Foi abandonada com os seus 5 filhotes. Os filhotes ja foram adoptados e a Margarida, entretanto esterilizada, aguarda adopção responsável num lar onde possa ser gata única. É extremamente mansa com as pessoas mas tem medo de outros gatos.

mirenereis@hotmail.com
Site: hotelparagatos.webnode.com

===============================================

A Margarida, depois de adoptada, já na sua nova casa.

A doce Nini



Gatinha encontrada abandonada em Espinho (perto do Porto). Deve ter 2,5 meses.

Aguarda adopção responsável para não voltar a ser deixada junto a um contentor do lixo.

cmargaridamatos@gmail.com

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ilustração animal



Manú, cadela dálmata pura




Tem cerca de 4 anos. Viveu muito tempo acorrentada e por isso tem marcas no pescoço desses tempos terríveis.

Apesar de tudo é muito meiga e carinhosa com as pessoas.

Aguarda adopção responsável.

andreadomingos70@gmail.com

http://www.liberta-me.org/


==============================================

Ainda em Julho vai ser adoptada na Alemanha. Um final feliz para a linda Manú.