sexta-feira, 5 de março de 2010

Gatas pretas e gatos pretos









































































































































Ou admirados e amados, ou desprezados e maltratados. Não há meio termo para gatas e gatos pretos.

6 comentários:

  1. ADOPTE UM GATO PRETO!

    As superstições acerca dos gatos nasceram desde cedo. Um dos primeiros povos a atribuir uma aura mística ao gato foram os egípcios, que o idolatravam, tendo mesmo um Deus com a sua forma física, Bast. Em honra desta divindade, os egípcios mantinham gatos pretos em casa e davam-lhes honras reservadas a faraós, mumificando-os depois de mortos.

    Mas foi na Idade Média que o gato viu a sua sorte mudar. A Idade Média ficou marcada pela superstição, bruxaria e febre religiosa. Os olhos penetrantes que iluminam as noites contribuíram provavelmente para a catalogação do gato como espírito demoníaco. A cor preta era a cor das trevas e do mal, o que tornou os gatos desta pelagem os mais perseguidos pelos cristãos e inquisidores.

    Surpreendentemente, o gato preto sobreviveu a décadas, se não séculos de perseguição. A sua pelagem negra, pela qual era perseguido, era também uma vantagem quando caçava à noite, fundindo-se com a escuridão.

    Mas da Idade Média resistiram as superstições profundamente enraizadas na cultura popular. Apesar de em Portugal ser mais comum associar o gato preto a um mau presságio, são várias as superstições que lhe são favoráveis noutros países.

    Na Escócia um gato preto no alpendre traz prosperidade.

    Na Itália ouvir um gato preto espirrar traz boa sorte.

    Em Inglaterra, existia a crença entre os pescadores de que os gatos pretos mantidos em casa enquanto saíam para pescar era sinónimo de bom tempo em alto mar e as suas mulheres acreditavam que os seus maridos regressariam sãos e salvos da faina se mantivessem um gato preto em casa. Há quem defenda que o preço dos gatos pretos chegou a aumentar de tal forma que muitos marinheiros não tinham dinheiro para comprar um exemplar.

    Em algumas regiões de Inglaterra, acredita-se que oferecer um gato preto à noiva traz sorte.

    O Rei Carlos I de Inglaterra tinha um gato preto de estimação. O monarca acreditava que os eu gato lhe trazia sorte. Coincidência ou não, o gato morreu um dia antes de Carlos I ter sido preso, acusado de traição e decapitado.

    No Sul de França, acredita-se que tratar de um gato preto traz boa sorte.

    Na Letónia os agricultores acreditam que encontrar um gato preto nos depósitos de sementes é bom sinal. Para eles, estes gatos são o espírito de Rungis, Deus da Colheita.

    Anualmente, centenas de gatos nascem nas ruas ou são abandonados, tal como estes.

    O gato preto é apenas… UM GATO. É um animal como os outros que tem o direito a ser bem tratado, a uma vida com amor, carinho e segurança.

    Diga não à superstição. ADOPTE UM GATO PRETO. O azar não está a bater-lhe à porta, mas sim a sorte de ter encontrado um amigo para os bons e maus momentos... :o)

    ResponderEliminar
  2. Em nome das gatas e dos gatos pretos OBRIGADA, Liliana

    ResponderEliminar
  3. Adorei este texto! :)
    Viva os gatos pretos e abaixo a superstição!
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Que magníficos gatinhos o post mostra, Margarida!
    :D

    ResponderEliminar
  5. Adorei a foto dos gatinhos à janela! Está de mais! Devia era haver a seguinte superstição: quem maltratar um gato preto ou qualquer outro animal será amaldiçoado para toda a vida!

    ResponderEliminar