sexta-feira, 25 de março de 2011

A "Bolota"




É um animalzinho incrivelmente inteligente e carinhoso, adora colo (mal pegamos nela adormece quase instantaneamente) e desenvolveu uma amizade especial com a Yana, cadela dogue alemão senior que está na quinta das Águias em FAT.

É um mamífero que tem o mesmo grau de sensibilidade, a mesma capacidade de sentir dor e prazer e a mesma densidade emocional dos cães e gatos que aqui lutamos diariamente para proteger.

No entanto, muitos de nós esquecemos que o fiambre e outras carnes que comemos provêem de animais como a Bolota, mas que foram criados intensivamente e levaram existências curtas e miseráveis, em espaços exíguos onde não se podem mexer (muitas vezes nem se podem levantar ou virar, e as porcas amamentam as crias através de grades, sem nunca os poderem lamber ou acarinhar). Não podem conviver com outros animais e não vêem sequer a luz do dia, para serem depois transportados em condições desumanas e abatidos de forma agonizante, tudo para satisfazer os nossos palatos.

A única justificação para protegermos os cães e gatos e, ao mesmo tempo, continuarmos a fomentar uma indústria que causa um sofrimento muitíssimo  intenso a animais em tudo tão semelhantes a eles é a ignorância sobre o que essa opção implica.

Não posso deixar de sugerir, a propósito da Bolota, o link para um texto sobre vegetarianismo que escrevi e que pedia a todos que lessem e que, pelo menos, reflectissem sobre ele.

http://www.animaisderua.org/files/artigos_de_interesse/vegetarianismo_etico.pdf

4 comentários:

  1. Olá Margarida,cheguei aqui através do site adopção de animais no facebook,e desde já dou-te os meus parabéns.
    Achei este post muito interessante e vou partilha-lo se não te importas.Por acaso nós cá em casa deixamos de comer carne de porco e nunca mais sentimos a falta,vivemos bem assim e já casos assim como a bolota,ainda há pouco tempo tinhamos um vizinho que o porco acompanhav-o para todo lado e sentava-se á espera dele quando ele entrava numa loja,só visto!
    Continua.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Margarida... Que post magnífico! Cá em casa já não comemos carne de porco nem de vaca à já algum tempo... Queria só pedir-te para disponibilizares a opção de partilha de post para assim poder partilhar o teu post com amigos. Obrigado e boa continuação do teu blog! =)
    Sofia Pimenta

    ResponderEliminar
  3. adorei ler esta historia, é lamentavel que os animais sejam maltratados e para consumo quando nem sequer lhe dão grandes oportunidades de vida!Obrigado pela msg

    ResponderEliminar
  4. A maioria dos amigos/defensores dos animais pensam que a sua acção só deve ser dirigida aos animais de estimação. Tranquilamente, continuam a sentar-se à mesa a comer porco, vaca e cabrito contribuindo para a mais cruel, desumana e infame indústria deste planeta.
    Elsa Tomaz

    ResponderEliminar