quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cobra rateira - O maior réptil da Europa




Vê-se que é cobra rateira pela cor castanha, esverdeada, por ter a cabeça alongada e pontiaguda, as "sobrancelhas" (escamas supra-oculares) muito salientes, o que lhe dá um ar de má, e por ter a escama frontal (a que está no centro da cabeça, entre os olhos) em forma de espada, isto é, muito alongada e estreita.

Aparentemente tratam-se de 2 machos. As fêmeas mantêm até adultas o padrão de juvenil, isto é, um padrão muito mais manchado, incluindo na cabeça.

http://www.euroherp.com/species/Malpolon_monspessulanus/?photo=female

Estes animais podem ultrapassar os 25 anos de idade... Mais do que qualquer cão, gato, cavalo, boi, etc.


Se ninguém  tiver uma grave fobia a estes animais o que recomendo é deixa-los estar no seu habitat e sugiro que continuem a observa-los e a fotografa-los. Pode ser que tenham a sorte de ver as fêmeas ... de os ver acasalar, ou de os ver a caçar.


Se têm filhos em idade escolar, será tambem para eles uma actividade interessante e um privilégio, uma vez que estes animais, embora sejam relativamente comuns e muito uteis para o homem (comem ratos, insectos e outras pragas e vectores de doenças) são frequentemente mortos ou perseguidos injustamente pois a população em geral não os conhece bem, nem tem a oportunidade de os observar calmamente de perto.

Infelizmente a maioria da população ainda não percebeu que estes animais podem conviver bem connosco e ser nossos aliados no combate a pragas que, essas sim, representam problemas de saúde pública.

Um exemplo disso é uma noticia de Coimbra
http://www.asbeiras.pt/2010/11/familia-de-coimbra-surpreendida-em-casa-por-cobra-de-dois-metros/


Caso tenham facebook, recomendo colocarem algumas fotos na página dos anfibios e repteis no facebook.

Aqui deixo a ligação para esta página, em particular para uma foto de um caso semelhante.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1694060797657&set=o.367019253464&type=1&ref=nf#!/photo.php?fbid=1450848144533&set=o.367019253464&type=1&theater



http://anfibioserepteis.blogspot.com/

http://www.youtube.com/watch?v=EZaQ1IMn_Ek&gt


jael.palhas@mail.icav.up.pt
 http://cibio.up.pt/

2 comentários:

  1. Olá Margarida eu sou da zona de Valado dos Frades e também encontrei na segunda-feira uma cobra rateira grande, passou na estrada e eu parei o carro para ela passar, tirei-lhe uma foto, era bastante gira e grande. Um beijo

    ResponderEliminar
  2. Ola, Catarina. Não quer mandar foto da cobra rateira ao Dr. Jael Palhas? E bem-haja por não a ter atropelado. Um beijo e até sempre.

    ResponderEliminar