sexta-feira, 22 de junho de 2012

Os gatos brancos e o perigo do excesso de sol




Ainda persiste algum desconhecimento acerca da necessidade de um gato branco ser um gato de interior, ou seja, não andar fora de casa. O sol causa a estes gatos cancro de pele, que começa nas orelhas e no nariz. Por isso devem ser castrados para poderem estar o mais possível dentro de casa.

Os gatos brancos são albinos e muito facilmente contraem cancro de pele, que começa a notar-se pelas lesões no nariz e nas orelhas.  No caso das orelhas, quando o animal é tratado a tempo, a solução passa pela amputação da parte afectada. 

Este gato infelizmente teve de ser eutanasiado.

Os gatos brancos são também mais propensos à surdez genética.

4 comentários:

  1. Olá.

    Eu enquanto dona de uma gata branca, inicialmente desconhecia esta situação.
    Tenho pena, mas mantenho-a sempre em casa, nem à varanda vai (no Algarve está sol muitas horas por ano...).
    Quando a recolhi vinha com as orelhas muito queimadas, tinha pouco pelo e tudo, e levou algum tempo a recuperar, com bepanthene e halibut. Agora estão ótimas, e como acaba sempre por apanhar algum sol mesmo dentro de casa, vou começar a pôr protetor solar FPS 50. Sei que lambe logo de seguida, mas alguma proteção há-de dar.
    Somos responsáveis por eles, devemos-lhes estes cuidados.
    Fátima

    ResponderEliminar
  2. Bem-haja pelo seu testemunho, Fátima.

    ResponderEliminar
  3. Tb sou do Algarve e também tenho uma gatinha branca em casa com problema de surdez. Sei agora que gatos brancos c/ olhos azuis são predominante/ surdos. Infelizmente, os outros 2 irmãos (que ouvem, apesar de serem branquinhos)estão no jardim, na minha casa. São lindos, meigos e...branquinhos. Tem cerca de 10 meses e esperam para serem adoptados. Eu não posso. Já tenho lotação completa: 4 gatos e uma cadela (só dentro de casa) fora os outros...Mas tenho as orelhinhas deles controladas.

    ResponderEliminar
  4. Sugiro contacte a Animais de Rua -
    http://animaisdelagos.blogspot.com/

    Talvez a Carina a ajude a divulgar os gatinhos.

    ResponderEliminar