Vê-se que é cobra rateira pela cor castanha, esverdeada, por ter a cabeça alongada e pontiaguda, as "sobrancelhas" (escamas supra-oculares) muito salientes, o que lhe dá um ar de má, e por ter a escama frontal (a que está no centro da cabeça, entre os olhos) em forma de espada, isto é, muito alongada e estreita.
Aparentemente tratam-se de 2 machos. As fêmeas mantêm até adultas o padrão de juvenil, isto é, um padrão muito mais manchado, incluindo na cabeça.
Estes animais podem ultrapassar os 25 anos de idade... Mais do que qualquer cão, gato, cavalo, boi, etc.
Se ninguém tiver uma grave fobia a estes animais o que recomendo é deixa-los estar no seu habitat e sugiro que continuem a observa-los e a fotografa-los. Pode ser que tenham a sorte de ver as fêmeas ... de os ver acasalar, ou de os ver a caçar.
Se têm filhos em idade escolar, será tambem para eles uma actividade interessante e um privilégio, uma vez que estes animais, embora sejam relativamente comuns e muito uteis para o homem (comem ratos, insectos e outras pragas e vectores de doenças) são frequentemente mortos ou perseguidos injustamente pois a população em geral não os conhece bem, nem tem a oportunidade de os observar calmamente de perto.
Infelizmente a maioria da população ainda não percebeu que estes animais podem conviver bem connosco e ser nossos aliados no combate a pragas que, essas sim, representam problemas de saúde pública.
Um exemplo disso é uma noticia de Coimbra
http://www.asbeiras.pt/2010/11/familia-de-coimbra-surpreendida-em-casa-por-cobra-de-dois-metros/Caso tenham facebook, recomendo colocarem algumas fotos na página dos anfibios e repteis no facebook.
Aqui deixo a ligação para esta página, em particular para uma foto de um caso semelhante.
https://www.facebook.com/http://anfibioserepteis.blogspot.com/
http://www.youtube.com/watch?v=EZaQ1IMn_Ek>
jael.palhas@mail.icav.up.pt
http://cibio.up.pt/
Olá Margarida eu sou da zona de Valado dos Frades e também encontrei na segunda-feira uma cobra rateira grande, passou na estrada e eu parei o carro para ela passar, tirei-lhe uma foto, era bastante gira e grande. Um beijo
ResponderEliminarOla, Catarina. Não quer mandar foto da cobra rateira ao Dr. Jael Palhas? E bem-haja por não a ter atropelado. Um beijo e até sempre.
ResponderEliminar