quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A Farra do Boi - Uma das maiores atrocidades praticadas contra animais em nome da tradição









A Farra do Boi é originária das Ilhas dos Açores.
Trata-se da perseguição e mutilação de bois por multidões de gente, os chamados "farristas".
Apesar da proibição, todos os anos centenas de bois são torturados e mortos em mais de trinta comunidades de Santa Catarina. Em outros Estados do Brasil, a prática é duramente criticada.

A Farra começa quando o boi é solto e perseguido pelos "farristas“ (homens, mulheres e crianças), que carregam pedaços de pau, facas, lanças de bambu, cordas, chicotes e pedras. Eles perseguem o boi, que, no desespero de fugir, corre em direcção ao mar, onde acaba morrendo afogado; ou em direcção às vilas, podendo invadir casas, hotéis ou qualquer lugar onde consiga se abrigar. Quando isso acontece, é comum pessoas ficarem feridas e haver danos materiais.

Antes do evento, o boi é confinado num local, por vários dias, sem alimento disponível. Para aumentar o desespero do animal, comida e água são colocados num local onde ele possa ver, mas não possa alcançar.

A Farra do Boi ocorre com mais frequência na época da Páscoa, culminando na Sexta-Feira Santa. Algumas comunidades celebram casamentos, aniversários, jogos de futebol e outras festas especiais juntamente com a Farra do Boi.
DEPOIS DE DIAS, O ALÍVIO DA MORTE

Fontes da WSPA Brasil (World Society for Protection of Animals) afirmam ter visto bois sendo torturado de diversas maneiras:

• Animais banhados em gasolina e depois incendiados
• Pimenta jogada em seus olhos que, geralmente, são arrancados
• Participantes quebram os cornos e patas do animal e cortam seus rabos
• Os bois podem ser esfaqueados e espancados, mas há um certo "cuidado“ para que o animal permaneça vivo até o final.

Finalmente o boi é morto e a carne é dividida entre os participantes.
Para as pessoas que moram no litoral, onde a barbárie acontece, a Farra do Boi é apenas uma oportunidade pra se fazer uma festa e de se ganhar algum dinheiro extra, pois alguns moradores aproveitam para vender bebidas e petiscos para os participantes.

1 comentário:

  1. Essas pessoas são as mesmas que se dizem indignadas com balas perdidas, estupros, corrupção, sequestro... Na verdade são adoradores da brutalidade, sádicos demoníacos disfarçados em pessoas de bem.

    ResponderEliminar