sexta-feira, 18 de junho de 2010

Macacas-de-tarrafe resgatadas de uma casa particular




Três macacas-de-tarrafe, resgatadas de uma casa particular na Amareleja, Moura, foram entregues pela Associação Animal à reserva animal Monte Selvagem, localizada em Montemor-o-Novo. O processo foi acompanhado pelo Instituto para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade, ICNB.
Os animais, mãe e duas filhas, foram encontrados cativos numa casa particular e apreendidos pelo Serviço de protecção da Natureza da GNR de Moura. A detenção de primatas por privados é proibida pela legislação portuguesa. Num comunicado, a associação Animal contou como soube da apreensão dos animais pelas notícias e, estando a GNR à procura de uma nova casa para eles, a Animal encetou conversações com o Monte Selvagem e com o ICNB, para que esta reserva animal se assumisse como instituição de acolhimento das três macacas.
“A ANIMAL estabeleceu contacto com o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), autoridade CITES (aplicadora e fiscalizadora em Portugal da CITES – Convenção Internacional sobre o Comércio de Espécies Ameaçadas de Extinção), no sentido de requerer a este organismo que a guarda das primatas fosse atribuída à ANIMAL, para colocação destas num espaço adequado às características e necessidades da espécie no Monte Selvagem, onde, além do mais, existe uma equipa que não só cuidaria delas como trabalharia no sentido de as reabilitar do ponto de vista comportamental e social, desde logo quanto ao seu bem-estar”, disse a associação em comunicado.
Envolvida neste processo esteve também a International Primate Protection League, responsável também pelo seguimento do processo, a par com o ICNB.
No monte Selvagem existiam já três macacos-de-tarrafe.

http://blogdaanimal.blogspot.com/
http://www.monteselvagem.pt/
http://www.ippl.org/

3 comentários:

  1. Muito legal seu blog! Parabéns pela iniciativa...

    Abs.
    Mari

    ResponderEliminar
  2. Como pode ter pessoas com tanta frieza a ponto de deixar os bixinhos em cativeiro ou ainda pior ne!!
    Seria ótimo se eles é quem passassem por esses maltratos pra vê se aprendessem.

    dediquei um selinho pra vc no meu blog.

    ResponderEliminar
  3. que trabalho lindo, parabéns...
    gostei muito do blog...
    gostaria de te convidar a conhecer o meu,
    espero que goste tambem!!!!
    abraços
    milla e seus gatinhos!

    ResponderEliminar